Ministério da Agricultura regulamenta equipamentos dispersores e de pulverização aeroagrícola.

O Ministério da Agricultura publicou ontem no Diário Oficial da União a Instrução Normativa (IN) nº 15, que regulamenta os equipamentos dispersores, de aspersão e de pulverização já em uso pela aviação agrícola. A medida atende a uma demanda antiga do SINDAG para regularização de equipamentos que há anos são largamente utilizados pelo setor aeroagrícola mas até então ainda não eram oficialmente reconhecidos pelo órgão regulador.

O assunto começou a ganhar corpo a partir de outubro do ano passado, quando representantes do sindicato aeroagrícola fecharam questão com o então chefe da Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo, Caio Tibério da Rocha, e com o chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA), Luís Gustavo Asp Pacheco de que seria impossível o MAPA testar em laboratórios todos equipamentos. “A ideia é de que o que já existe e é amplamente usado pode ser considerado testado)”, explicou, na época, o vice-presidente do SINDAG, Júlio Kämpf.

Desde então a medida vinha sendo alinhavada e discutida entre as duas entidades, principalmente depois que a própria ANAC regulamentou, em dezembro, a instalação dos equipamentos nas aeronaves, com a Instrução Suplementar (IS) 137-001 Revisão A.

Clique aqui para Conferir a IN nº 15 no diário Oficial da União.

Fonte: SINDAG